Nosso Trabalho


1) O QUE É A ESPA?

A ESPA ou “Equipe Singulariana de Proteção aos Animais”, é a união de professores e funcionários do Colégio Singular que resolveram, em Maio de 2008, se reunir com alguns objetivos em comum: Educar, Ajudar e Conscientizar as pessoas com relação à causa animal.

2) COMO A ESPA SURGIU?

Surgiu a partir de uma realidade muito triste que é o abandono de animais nas ruas e que, com a entrada da Lei Estadual nº 12.916/08 só piorou já que, entre outros assuntos, essa lei proibiu a eutanásia em animais saudáveis pelas então chamadas “carrocinhas”, que na verdade são os Centros de Controle de Zoonoses (CCZ’s). 
Como o próprio nome já diz, o CCZ é um órgão da prefeitura ligado à Vigilância Sanitária e é responsável na sociedade pelo controle de doenças transmissíveis do animal para o homem. Como cães e gatos são possíveis transmissores de doenças, os CCZ’s recolhiam esses animais das ruas e, em não havendo procura, os eutanasiavam. 
Isso mudou com a nova Lei Estadual citada acima e assim, os CCZ’s pararam de recolher animais abandonados das ruas já que não tinham condições adequadas de abrigar. A citada lei, sabendo que os CCZ’s não são abrigos, previu também a criação pela prefeitura de abrigos adequados para esses animais mas claro que isso não se concretizou.
A partir da situação colocada acima e imaginando que o número de animais abandonados nas ruas das cidades aumentaria muito, a ponto de se tornar inclusive um problema social, uma questão de saúde pública, a ESPA foi idealizada e criada.


3) QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA ESPA E O QUE ESTÁ SENDO FEITO PARA ALCANÇÁ-LOS?
A ESPA tem 3 principais objetivos:


• DIVULGAÇÃO DA GUARDA RESPONSÁVEL - está ligada diretamente a questão da educação para evitar o abandono de animais nas ruas. Como escola, temos obrigação moral de fazer a nossa parte educando não só as nossas crianças mas também, quando possível, a comunidade de uma maneira geral.
No que diz respeito às nossas crianças, está sendo desenvolvido em todas as unidades do Colégio Singular, um projeto pedagógico para Educação Infantil e Ensino Fundamental-I onde não só serão discutidas questões de proteção animal pertinentes a animais domésticos mas também de animais silvestres ou selvagens. Nos demais segmentos (EF-II, EM e PRÉ VESTIBULARES) ações como a campanha permanente de ração, a cãominhada (evento promovido pelo Singular que visa entreter e chamar a atenção para a causa), a venda das camisetas da ESPA (que incentivam a adoção e tem lucro revertido para compra de ração), o papo dos professores com os alunos, ajudam na conscientização com relação ao problema.
No que diz respeito à comunidade, a ESPA publica todo mês uma matéria relacionada ao tema no Jornal “Notícias Singulares” (NS), acrescenta ao seu site www.singular.com.br/espa informações úteis sobre Guarda Responsável e participa das Feiras de Adoção do CCZ de Santo André, no último domingo de cada mês, distribuindo cartilhas de Guarda Responsável a fim de educar as pessoas que vão até lá para adotar.


• AUXÍLIO A ONG’s, PROTETORAS INDEPENDENTES e INSTITUIÇÕES EM GERAL – A ESPA em seu conceito original foi criada para ajudar fazendo a “ponte” entre o público do Singular com mais de 8.000 famílias e as ONG’s, protetoras independentes e instituições em geral, sendo assim, o Colégio Singular faz uma campanha permanente para arrecadação de ração em todas as unidades (nas secretarias). Também conforme já citado acima, promove a venda de camisetas cujo lucro é revertido para compra de ração e na cãominhada e em outros eventos da escola tais como Desafio, Megagito e Liceu em Ação, a arrecadação também acontece.

• INCENTIVO À ADOÇÃO – O incentivo à adoção está totalmente ligado ao problema do abandono de cães e gatos já que, em não havendo o abandono, não teríamos que batalhar para achar um lar para tantos animais largados nas ruas. Aqui, é o momento onde a educação das pessoas e crianças através da divulgação da guarda responsável se mostra essencial para não termos mais que ver tantos animais abandonados, comprometendo a saúde pública e consequentemente o bom convívio em sociedade. Esse incentivo da ESPA no entanto, está diretamente relacionado à guarda responsável ou seja, apenas incentivar aqueles que querem muito e acima de tudo tem condições de terem um animal em casa. A ESPA incentiva a adoção ao invés da compra mas procura educar aqueles que sonham com um animal de raça a nunca comprar por impulso, pesquisar a raça e o canil antes de comprar a fim de evitar o comércio cruel que virou a venda de animais domésticos.
A ESPA incentiva a adoção através das reportagens do Jornal NS, do site e também das camisetas.
 


- ENTREGA DAS DOAÇÕES DE RAÇÃO RECEBIDAS NO DESAFIO SINGULAR PARA AS PROTETORAS 

- DOAÇÕES DE RAÇÃO

Social - mídias
Twitter

NEWSLETTER

Fique por dentro de nossas novidades
Todos os textos e conteudos são de autoria própria sendo proibida a reprodução integral ou parcial dos mesmo

CONTATO

UNIDADES