Educação Infantil

Adaptação é coisa séria

Desde o Maternal, todo o processo de adaptação é criteriosamente planejado pela equipe do Singular, com horários diferenciados. Nesse período, os pais recebem todas as explicações sobre os procedimentos adotados, enquanto as crianças vivenciam um processo de vínculo afetivo por meio de muitas brincadeiras.

Para que a adaptação se desenvolva de forma harmoniosa, a mãe ou o responsável é convidado a permanecer na escola nos primeiros dias.

 

Relação Escola e Família

Visando maior integração da escola com a família, realizamos uma série de eventos, palestras, reuniões de pais, que envolvem arte, música e esporte ampliando os saberes da sala de aula e integrando a família no contexto escolar.

Os alunos são acompanhados individualmente pela equipe pedagógica e a família é acolhida através de reuniões individuais para tratarmos dos aspectos cognitivos e psicossociais, respeitando a faixa etária, dentro do ambiente escolar. Esses atendimentos acontecem de forma contínua, em parceria com a família, visando dar maior segurança e autonomia aos alunos.
A convivência entre a família e a escola é pautada no respeito e na confiança mútuas.

Brincar e Experimentar

Brincar é a principal atividade da infância. É a forma privilegiada de interação com os outros, com objetos e a natureza. É através do brincar que a criança satisfaz a curiosidade, experimenta, descobre, comunica e sonha.
                                  
 

Sistema Anglo de Ensino

O Sistema Anglo se insere num projeto global que vai da Educação Infantil ao Ensino Médio, e seus objetivos são os que norteiam as propostas de todo o sistema: aquisição de uma base ampla e consistente de conhecimentos conceituais e desenvolvimento de autonomia de estudos e aprendizagens.

Tem como referência a BNCC que aborda o “ser criança” como sujeito e protagonista da aprendizagem, ampliando com isto o objetivo da educação, que além de promover a apropriação e o desenvolvimento intelectual, leva em consideração os aspectos culturais, físicos e emocionais.

Singular English Center

O Singular English Center é responsável pela gestão de todos os programas de língua inglesa oferecidos pelo Colégio Singular: Programa Bilíngue, Singular Idiomas, Middle School, High School e certificações internacionais de Cambridge.

BILINGUAL CAMBRIDGE

 

Somos parceiros da Universidade de Cambridge no programa Cambridge Bilingual Partners, que é um projeto pedagógico [único, que promove o desenvolvimento da competência emocional através do uso da língua inglesa, garantindo um contexto de excelência no ensino e aprendizagem da língua].

 

A partir dos 3 anos de idade, o aluno Singular vivencia a língua inglesa em um programa de 5 aulas semanais (*). Motivado pelo uso de material importado da Cambridge University Press, que englobam os conteúdos curriculares, trabalham as competências emocionais e as habilidades de linguagem, nosso aluno é estimulado a usar a língua de forma autêntica e competente.

 

(*) Consultar o programa em sua Unidade.

          

Confira os detalhes:

Escola da Inteligência

Criada pelo psiquiatra e escritor Augusto Cury, a Escola da Inteligência é um programa de desenvolvimento psicológico, comportamental e emocional que se fundamenta na teoria da Inteligência Multifocal e tem apoio de outras teorias psicológicas e pedagógicas, envolvendo professores, pais e alunos. Inserida na grade curricular, a disciplina permite profundas reflexões e discussões sobre os mais diversos assuntos que fazem parte do dia a dia do universo do estudante.

 

  

  

Recursos Tecnológicos

No Colégio Singular a Tecnologia Educacional é utilizada de maneira inteligente. Em nossa escola, os recursos tecnológicos visam complementar as aulas, mas nunca substituir o importante papel do professor.
Nossas unidades têm diversas salas que possuem equipamentos multimídia (datashow, acesso wi-fi e notebook). Com isso, nossos professores podem utilizar estes recursos em suas aulas sempre que necessário.
Nas aulas da Mind Makers, os alunos desenvolvem o pensamento lógico e computacional, além de ter a oportunidade de buscar soluções em grupo para os mais variados problemas e, de fato, colocar “a mão na massa”, construindo robôs e dispositivos que atendam estas necessidades.

Corpo e Movimento

Nas atividades de corpo e movimento a criança vivencia diversas possibilidades de aprendizagem. Interage com outras crianças e objetos, se comunica, conhece o mundo e expressa emoções. Experimenta um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares e sons, conhecendo e respeitando o próprio corpo e suas diferentes linguagens.

(*) Consultar o que tem em sua Unidade.


 

Histórias, leitura e muito mais!

Para o Singular, a leitura é uma das atividades que envolve as crianças desde pequenas. É com as histórias que elas se emocionam, sorriem e descobrem um mundo totalmente novo, viajando com as personagens ou simplesmente vendo as figuras, quando ainda não conhecem as letras. Esta atividade é desenvolvida em espaços adequados e aconchegantes.
 

Cozinha Experimental

O trabalho na cozinha experimental é uma aula que atrai o interesse das crianças, instiga a experimentação e promove a cooperação.

A aula de culinária é sempre contextualizada e possibilita trabalhar de forma multidisciplinar conceitos matemáticos, leitura, coordenação motora, hábitos de higiene, trabalho em equipe, segurança, boas maneiras à mesa e, até a importância de compartilhar com outros amigos ou funcionários da escola o que foi preparado por elas.

Musicalização

A aula de música é um poderoso instrumento de educação.

A musicalização proporciona na criança sensibilidade, concentração, coordenação motora, inteligência auditiva, além de  respeito a si próprio e ao grupo, desenvolve o equilíbrio emocional dentre outras qualidades. De forma intuitiva e lúdica  trabalha e amplia a percepção da criança para fundamentos como ritmo, melodia e harmonia.

Educação em tempo integral

No período complementar os diferenciais curriculares desenvolvidos enriquecem o tempo das crianças na escola. Estimulam a capacidade criativa e colaborativa. Potencializa as novas aprendizagens.

Uma programação diversificada que respeita o ritmo, o tempo e os espaços infantis promovendo a participação e a interação entre todos.

EM DESTAQUE