Educação Infantil

Quando a criança ingressa na vida escolar, a partir da Educação Infantil, um ambiente familiar e acolhedor é oferecido possibilitando que cresça conduzida pelos princípios de solidariedade e amor.

Dirigimos nosso trabalho de forma que o aluno construa seu aprendizado através de experiências vivenciadas em seu dia a dia, onde se aprende, fazendo.

Que brinque e exercite a interação, a independência e a autonomia, construindo vínculos e respeitando as diferenças. Que valorize a si e aos outros, compreendendo o seu corpo, bem como a própria relação com o tempo e o espaço. Que aprecie a música; inicie o exercício das práticas da leitura e da escrita, da contagem e da escrita numérica; conheça os objetos, os seres vivos e suas transformações, assim como a natureza e seus fenômenos.

Que seja feliz, amada e bem cuidada. Assim estará preparada para os desafios dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Sistema Anglo

Nós utilizamos o Sistema Anglo de Ensino para desenvolver o trabalho pedagógico com os nossos alunos, respeitando o desenvolvimento e a faixa etária da criança.

A partir de 4 anos trabalhamos com os cadernos Anglo - quatro volumes por ano -, a partir de temas e projetos que integram as diversas áreas do conhecimento, tendo por base o princípio da transversalidade e a linguagem em suas várias formas: verbal, não verbal, gráfica, plástica, corporal e musical.

Os conteúdos são ampliados gradativamente, desenvolvendo a observação e as atividades de linguagem oral, escrita e a leitura.

O material Anglo foi escrito para crianças, mas não é um material infantil: ele valoriza o potencial dos alunos.

Incentivo à Leitura

A Infância é o momento em que as crianças estão mais propícias a desenvolver práticas que serão seguidas futuramente, por isso consideramos essencial estimular as crianças a gostar de ouvir e ler desde bem pequenas.

Com as histórias elas se emocionam, sorriem e descobrem um mundo totalmente novo, viajando na imaginação com as personagens ou simplesmente vendo as figuras, quando ainda não conhecem as letras.

Esta atividade é desenvolvida em espaços adequados e aconchegantes.

Brincar é aprender

Brincar é uma importante forma de comunicação, e é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem, facilitando a construção do pensamento, da autonomia e da criatividade.

Através das brincadeiras, as crianças aprendem a compartilhar os brinquedos, o espaço e aprendem também a conviver de forma harmoniosa com os amigos em ambientes de integração e diversão como os parques de areia, jardins e brinquedotecas.

Cozinha experimental

O principal objetivo desta atividade é desenvolver um hábito saudável de alimentação, além de estimular o paladar para apreciação e degustação dos mais variados sabores nada é mais atrativo do que levar os pequeninos para a cozinha!

Nossas aulas de Cozinha Experimental são desenvolvidas com frequência, sempre relacionadas com os conteúdos das áreas de conhecimento/ projetos na Educação Infantil, a partir dos 2 anos.

A importância desta atividade possibilita trabalhar de forma multidisciplinar conceitos matemáticos, leitura, coordenação motora, hábitos de higiene, o trabalho em equipe, segurança, boas maneiras à mesa e até a importância de compartilhar com outros amigos os alimentos que foram preparados por eles.

Apoio ao aluno

Além do material gráfico, o apoio ao desenvolvimento cognitivo do aluno é realizado através do trabalho com jogos recreativos, brincadeiras de roda, expressão corporal, atividades físicas, dramatização, brincadeiras ao ar livre, recreação em ambientes fechados, aulas de culinária e artes, estímulo à oralidade com teatros e mímicas, exposições culturais, passeios, criatividade, musicalização, entre outras.

A afetividade é um fator imprescindível no processo de ensino aprendizagem, pois age de forma positiva na vida educacional da criança.

Nas relações afetivas com seu professor e seus amigos, o aluno adquire todas as condições necessárias para se sentir seguro e protegido e assim terá um desenvolvimento saudável e adequado dentro do ambiente escolar.

Período Integral

O Colégio Singular oferece como opção o período integral para as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º ao 5ºano).

É esta uma importante resposta educativa à demanda crescente das famílias, que trabalham e necessitam de um ambiente confiável e seguro para acolher o seus filhos.

As atividades realizadas no período integral seguem um horário que contempla o equilíbrio entre as atividades dirigidas, lúdicas, artísticas, esportivas, culinárias entre outras, sempre planejadas para propiciar novos conhecimentos.

As refeições das crianças são balanceadas para oferecer uma alimentação saudável e ainda desenvolver bons hábitos alimentares. O cardápio é de responsabilidade de uma nutricionista.

Avaliação

A avaliação abrange todos os aspectos do desenvolvimento da criança. É um momento de observação e reflexão.

Fazem parte deste processo os trabalhos individuais e em grupo, a participação em aulas e o cumprimento das tarefas solicitadas.

No final de cada semestre, os pais receberão um relatório, cuidadosamente elaborado pelas professoras e equipe pedagógica. Haverá um espaço reservado para os pais/responsáveis registrarem suas sugestões, observações ou algo relevante, visando ao aprimoramento do nosso trabalho. É fundamental a participação de todos.

Os relatórios das aulas extracurriculares têm como objetivo apresentar o conteúdo desenvolvido com o grupo, já o desenvolvimento individual do aluno será abordado particularmente, quando necessário.

Aulas no Período Regular com Professores Brilhantes

As professoras polivalentes acompanham os alunos no dia a dia do trabalho escolar, são experientes e com sólida formação para o trabalho na Educação Infantil. Outros professores, especialistas em diversas áreas, também participam do aprendizado na escola ministrando aulas de Educação Física, Artes, Música, Inglês, favorecendo um desenvolvimento completo das crianças.

Estudo do meio ambiente

Os estudos do meio são utilizados como recursos pedagógicos, pois através deles abrimos as portas da escola para o mundo.

O aprender ganha novo significado quando os conteúdos trabalhados em sala de aula são enriquecidos com observações e comentários que os alunos fazem em ambientes fora da escola, como Aquário, Zoológico, Jardim Botânico, Supermercados, Teatro, Cidade do Livro, passeios pelo próprio bairro, entre outros.

É muito importante a participação de todos, pois esses “passeios” são sempre relacionados aos conteúdos trabalhados em sala de aula, proporcionando ampliação do conhecimento através das vivências educativas.

Isso ajuda os pequenos a fazerem grandes descobertas.

A Família e a Escola

A Educação Infantil tornou-se um importante apoio para os pais. Tem sido cada vez mais procurado e valorizado o convívio das crianças em uma escola especializada.

Podemos dizer que a família é o primeiro “ensinante”, pois são os pais que transmitem os valores com os quais desejam formar o filho para a vida. À escola cabe ampliar as ações que se iniciaram na família.

Na primeira infância, a aprendizagem e o desenvolvimento estão ligados aos vínculos afetivos e emocionais que lhe dão segurança. Por isso, é fundamental uma boa parceria entre a família e a escola, onde confiança e respeito mútuos são essenciais.

A Tecnologia a Serviço da Aprendizagem

As novas gerações já nasceram "plugadas" no universo digital. Desde pequenas sabem usar o computador, acessar a internet, manusear uma câmera digital ou um telefone celular. Além de serem instrumentos de comunicação e entretenimento, essas ferramentas tecnológicas também são importantes aliadas do ensino desde a educação infantil.

Mesmo quando as crianças são bem pequenas e ainda não sabem ler ou escrever, o computador é utilizado como ferramenta de ensino na escola. Jogos no computador, desenvolvidos para essa faixa etária, são úteis para o exercício de estratégias e da imaginação. Também podem desenhar, colorir, assistir a histórias animadas, fazer pesquisas no mundo virtual.

Na escola as atividades no computador são sempre monitoradas por professoras especialistas que fornecem orientações de como usá-lo e à internet com segurança, em todas as faixas etárias.

Adaptação é Coisa Séria

Compartilhar o ambiente familiar com o ir à escola pela primeira vez nem sempre é fácil. É um desafio para a família, o colégio e a própria criança. Para que esse novo momento na vida dos pequeninos seja o mais tranquilo possível, colocamos em prática um planejamento especial para a adaptação.

De forma gradativa, conforme ocorre a ambientação ao colégio, aumenta-se o período de permanência, sendo que o processo depende de cada criança, das vivências que já experimentou e de suas relações familiares.

Promovemos a interação que possibilite a exploração e a descoberta, com brincadeiras, momentos de histórias contadas, passeio pelos ambientes da escola e atividades lúdicas.

A adaptação cuidadosa é garantia de permanência e tranquilidade na vida escolar que se inicia; afinal, este ambiente fará parte da sua vida por muitos anos.

FOTOS DE ATIVIDADES - CLIC Singular

Escolha a unidade para visualizar o álbum:

Singular Júnior 
Singular São Bernardo 
Liceu Monteiro Lobato

Escolha a unidade para visualizar o álbum:

Singular Júnior 
Singular São Bernardo 
Liceu Monteiro Lobato

Social - mídias
Twitter

NEWSLETTER

Fique por dentro de nossas novidades
Todos os textos e conteudos são de autoria própria sendo proibida a reprodução integral ou parcial dos mesmo

CONTATO

UNIDADES